Usina Coletiva
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Ary Santa Cruz
Ary Santa Cruz
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Sugestão de Modelo para Gestão

Sex 05 Jan 2018, 19:03
Ok, quero sugerir algumas coisas:

Acredito que as coisas estão empancando por causa do número de membros e por causa de fatores alheios a eles. Então, pegando um pouco o que (um dos) Fábio(s) disse, acho que deveríamos de fato ter um grupo de pessoas para reuniões presenciais. Esse pessoal discutiria uma programação que TODOS teriam acesso para votar, e não decidiriam nada sozinhos, apenas diminuiriam as possibilidades para que voltasse a votação novamente, no forum ou coisa do tipo.

Eu não concordo de fato com a imagem de um conselho ou líder, mas sim de representantes como já temos: aquelas pessoas que estão presencialmente, mas não só representam os outros como também podem ser representados por esses outros mutuamente se assim for possível. Concentrar poder não permitiria essa mobilidade.

Assim, para resumir:

-Marcar data de reunião. Montar programação da reunião com todos que puderem votar;

-Representantes e quem mais puder ir vão para a reunião. Debatem, diminuem possibilidades;

-Essas possibilidades retornam para o resto do grupo votar e decidir juntos, quem puder.

Além disso, quero sugerir que o fórum não seja obrigatório, mas sim um local para quem quiser votar, se inteirar completamente e decidir os rumos do coletivo. Quem quiser ajudar de outras formas, poderia fazê-lo sem problemas.

Assim acredito que seja mais democrático para todos, com todos tomando decisões juntas, na medida do possível. A responsabilidade de votar e ser parte de todo cabe a cada um, e/ou a sua disponibilidade.

O que acham?
Silvio dB
Silvio dB
Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Sex 05 Jan 2018, 23:13
Ary, acho uma boa proposta.
avatar
Luciano Félix
Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/12/2017
http://ficcitia.blogspot.com.br

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Sáb 06 Jan 2018, 10:01
Sim, Ary planificou algo que eu já conversei com Braga, Eron, Marcos e Gleydson no motim/confra que deveria ser a última reunião. Disse tudo que eu pensei.
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 72
Data de inscrição : 19/12/2017
Idade : 50
http://roteiristaleo.wordpress.com/

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Sáb 06 Jan 2018, 13:32
O fato de ter alguns que iria discutir presencialmente os problemas, ao meu ver, tem alguns fatores negativos.

1. Ainda acho que a maioria das coisas pode ser discutida virtualmente. As reuniões presenciais deveriam tatar só de assuntos nos quais é preciso realmente da presença física deviso a sua complexidade ou urgência.

2. Acho que o fato de ter um grupo para discutir algumas coisas e levar um número menor de opções para os demais um certo cerceamento do direito de participação. Acho que todas as dicusssões devam ter o maior número de participantes com know-how possíveis. Depois de uma discussão com o maior número de pessoas, aí sim, acho certo ter um número de pessoas específico (5, 10, sei lá) para agrupar as principais propostas (ou as propostas cabíveis) para levar para uma votação (novamente com todo o grupo. Vejam só: a discussão serve para apresentar soluções (e mostrar problemas também) a todas as propostas. isto facilita a tomada de decisões por todos. Não sei se me fiz claro o suficiente aqui e por isso já vou pedindo desculpas.

3. A proposta de um grupo discutir os principais temas e levar para os demais um resumo de possíveis propostas ainda apresenta um outro problema para mim: as demais pessoas do grupo podem ficar extremamente descansadas e não se sentirem estimuladas a paticipar. No final das contas pode acontecer de que um grupinho fique trabalhando e se envolvendo demais e a maioria fique só colhendo os frutos. Esta possibilidade me incomoda um pouco.

4. Por fim, um grupo pequeno para discutir os principais temas pode fazer com que as pessoas achem que existe um grupinho (uma panela) dentro do grupo.

Resumindo tudo, minha contra-proposta a esta sugestão é a seguinte:

Tudo ser discutido no fórum com uma data limite para apresentar opiniões e, em seguida, uma votação também com tempo determinado para que cada um der seu parecer. Não opinou e não votou, isto significa que a pessoa abriu mão de sua participação aqui.

Acho que quem for para uma reunião presencial tem tanto direito a opinar quanto qualquer outro que comparecer lá. Isto estimula a participação de quem realmente quer participar.

Ex:
Sugestão de Logomarca - opine e apresente sua proposta até o dia 01/02/2018
Sugestão Logomarca - vote na melhor proposta até do dia 02/02/2018 até o dia 10/02/2018

Finalizando...

Isto aqui é só uma sugestão. Não tenho a intenção de ditar regras. Estou apenas compartilhando a minha visão. Caso o coletivo decida que deve escolher outra forma de gerenciamento, eu aceito a decisão e tentarei dar o meu melhor na forma que for.

outra coisa antes de terminar: O uso do fórum.

Continuo defendendo o uso do fórum por ser a opção mais organizada para discutir certas coisas. Tem gente que não gosta ou não quer usar. Mas isto não é um problema do fórum. Tem gente no grupo que não usa facebook, tem gente que não quer usar o whatsapp por que não gosta de grupos e tem gente que não quer usar o fórum. Sempre vai ter gente que não quer usar esta ou aquela ferramenta. Tudo é uma questão de costume. Quem tem que definir qual a ferramenta que vamos usar (ou não) somos nós mesmos. Recentemente alguém propos o trello (Acho que foi o Bruno). Se alguém quiser fazer uma experiência por lá, é só me incluir no grupo do trello e começar uma discussão por lá para a gente ver se funciona. Se funcionar, por mim tudo bem. Mesmo assim, já sei que tem gente que não vai querer usar o trello.

Ou seja, pra mim, não importa a ferramenta, eu estarei acompanhando. Agora, o que eu não vou ficar fazendo é repetindo determinado assunto ou resolução o tempo todo lá no facebook ou no whatsapp por que é cansativo e só reforça o quanto a ferramenta é ruim para a tomada de decisões e alcance em avisos.

Ary Santa Cruz
Ary Santa Cruz
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Sáb 06 Jan 2018, 13:52
Concordo com teus pontos Leonardo, mas ainda acho que os pontos da pauta decididos na reunião devam ser levados para que todos possam votar depois, de preferência aqui no Fórum. Sei que você não se colocou contra isso, mas nem todos podem ir presencialmente para a reunião, mas querem participar ativamente das decisões. Eu por exemplo não pude estar presente nas que houveram até agora, mas participei na medida do possível votando e dando minha opinião sempre.

Acho que, se todos concordarem, podemos pegar minha proposta e a sua e de fato debatermos ela na próxima reunião presencial.
avatar
Carlos Eduardo Cunha
Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Sáb 06 Jan 2018, 14:45
Olá pessoal... Concordo com o Leo e com o Ary... tudo pode ser resolvido pelo forum, mas para propormos ideias, votação, organização de eventos e tal... é interessante a reunião presencial, tipo...a reunião ser o pontepé inicial, entendeu? e claro, tb devido a complexidade ou urgencia como Leo falou, mas eu acho q a reunião deveria ser o pontape inicial para qualquer assunto. como Silvio Db fez aquela pauta para serem discutidos na primeira reunião. Uma coisa é certa: A reunião nunca vai ter todos os membros do grupos... então eu acho que ela deve ser aberta pra todos que puderem ir naquele dia, que com certeza, de uma forma ou de outra, todos tem algo pra acrescentar para Usina Coletiva Smile
Eron Villar
Eron Villar
Mensagens : 29
Data de inscrição : 19/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Seg 08 Jan 2018, 17:27
Acato o que for decidido, ambas as formas podem funcionar, mas o que acho mais importante é o comprometimento dos participantes e aí vem a seleção natural, sabemos que nem tod@s se empenharão fortemente no grupo, mas concordo com Leo para termos o cuidado de não sobrecarregar uns e privilegiar outros. Em síntese estou disponível a contribuir como for decidido, seja aqui, no waap ou presencialmente (qdo possível) estarei presente.
avatar
Taty Braga
Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/12/2017

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Seg 08 Jan 2018, 20:18
Todos os pontos levantados são importantes.
Sou a favor da votação, com prazos definidos.
Acho que já foi feita n chamadas p que os participantes do grupo entrem no fórum, conheçam, compareçam mas é notório a não adesão.
Qtos votaram p a data da reunião?
Um exemplo bem claro, edital funcultura:
Quem se interessou? Quem opinou?
É um pto importante participar do edital.(minha opinião)
Deveria ser um assunto na pauta da reunião, porém p andar c o edital, vai ser necessária mais de uma reunião específica, e não dá p esperar p reunir todos, pois o prazo é curto. E TB pq pode não ser do interesse de todos.
As decisões precisam ser tomadas, as ações precisam acontecer.
Estou a disposição p apoiar.
Glaydson Gomes
Glaydson Gomes
Mensagens : 14
Data de inscrição : 19/12/2017
Idade : 45
Localização : Olinda PE
https://gcodigo.blogspot.com.br/

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Seg 08 Jan 2018, 23:13
Concordo que devemos iniciar as discussões nas reuniões e fazer as votações com prazos definidos no forum, pelo menos com os interessados, vejo que nem no zap a maioria se interessa em opinar com um sim ou não para as decisões mais sérias, imaginem se registrar ou acessar o forum, por isso é necessário não esperar a boa vontade de quem não se compromete, seja por medo, timidez ou falta mesmo de interesse, e seguir tomando as decisões para fazer a maquina andar, ou ficaremos parados e o coletivo nem vai ter uma chance, sabemos quem quer, sabemos quem comparece, sabemos quem vem tentando, mesmo com todos os trabalhos, fazer parte dos membros ativos. verdade seja dita e não ligo se me chamarem de chato, faz parte do meu charme! Como na natureza, a seleção natural escolhe os líderes e os liderados!
Conteúdo patrocinado

Sugestão de Modelo para Gestão Empty Re: Sugestão de Modelo para Gestão

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos